sábado, 3 de agosto de 2013

Livros no metrô...

Por falar em livros, é impressionante a quantidade de mulheres lendo no metrô o livro Cinquenta Tons de Cinza. O mais engraçado disso tudo é a maneira como elas se comportam. Parece que querem fazer de tudo para mostrar que estão lendo o tal livro! Muito engraçado mesmo! Levantam o livro para que a capa fique bem visível, algumas ficam com as costas bem eretas, o braço levantado com o livro bem na frente do rosto, só falta esfregar o livro na cara das pessoas como se quisessem dizer “Olha só, estou lendo!“. Acho engraçado porque com toda certeza essas mesmas pessoas não fariam o mesmo se estivessem lendo qualquer outro livro. Ah! mas não fariam mesmo!!! Mas pelo menos estão lendo. Nada contra esse livro. Mas é que quando vejo pessoas com essa atitude logo me pergunto se depois de terminada a leitura do dito cujo elas se animarão em ler algum outro. É que essa atitude de levantar o livro para mostrar a capa já denuncia logo que a pessoa não tem o costume de ler. Tem gente que quando está lendo livro em outro idioma também faz isso, só para se exibir. É batata! Se tiver alguém no metrô com livro levantado, bem na frente da cara, pode ir lá conferir. É alguma edição em inglês, francês ou alemão… Mas tem um lado legal nisso tudo: é que cada vez mais tenho observado pessoas lendo no metrô. Não sou mais uma exceção, no metrô com a cara enfiada num livro. Ultimamente, tem acontecido muito de se sentar ao meu lado alguém com um livro na mão e começar a lê-lo. Isso algum tempo atrás era raro acontecer… Muito bom mesmo que principalmente os jovens têm se interessado cada vez mais pela leitura.

Só para começar: Viagens de Gulliver

Esse foi um dos livros que mais gostei de ler, tanto que li duas vezes anos atrás, e quero ler outra vez. Adorei!!! Ao contrário do que muita gente pensa, Viagens de Gulliver, lançado no ano de 1726, não é historinha para crianças, não. É um livro de ficção, de aventura, mas nas entrelinhas o autor, Jonathan Swift, faz uma bem elaborada crítica social que não deixa de ser bem atual. Muito bom mesmo!!! Esse livro já virou filme, desenho animado, série de TV, pintura... A adaptação mais recente, de 2010, fez com que o livro fosse relançado. Por isso, muito fácil de encontrar. É realmente uma leitura imperdível!

Drops de Leitura

Por saberem que adoro ler, as pessoas sempre me perguntam o que estou lendo no momento. Ou me pedem dicas de leitura. Já aconteceu também, diversas vezes, no ônibus, no metrô, numa fila de espera, de pessoas que nem conheço pedirem para eu deixar ver o livro que tenho em mãos, e então me perguntam se é legal ou não.
Então, decidi começar a postar aqui neste meu novo blog algumas dicas de leitura. Vou comentar sobre os livros que achei interessantes, ou não.
Mas não é minha intenção fazer profundas análises críticas. Longe disso! Tem muitos outros blogs de leitura que já fazem isso. Aqui serão somente dicas mesmo, textos ou livros que li e dos quais gostei. De vez em quando, também postarei dicas de textos legais que li em sites ou revistas. Afinal de contas, devido ao meu trabalho com tradução e revisão de textos, passo praticamente o dia inteiro lendo, pesquisando. Por isso, tenho contato com textos que tratam dos temas os mais variados.
Fora a parte profissional, eu adoro ler!!! Sempre adorei!!! Mas já vou logo avisando que aqui postarei apenas pequenos comentários, dicas.
Daí vem o título do meu blog: Drops de Leitura. Drop, em inglês, quer dizer gota, pingo. Pode significar também gole, trago, ou aquela balinha pequenininha, que chamamos de pastilha ou dropes. Em inglês, drop-in significa "visita rápida". Os drops de leitura serão assim também, pequenos incentivos à leitura. Você poderá fazer uma rápida visitinha aqui no blog só para dar uma olhadinha nas dicas de leitura que encontrar por aqui e escolher qual texto saborear por inteiro.
Afinal de contas, quando alguém pede uma dica de leitura, ninguém fica tecendo longos comentários críticos, não é mesmo? Muitas vezes, basta somente dizer que o livro é legal, ou muito legal, ou que é bem ruim. Isso já é suficiente para a pessoa se dispor a comprar ou não um exemplar e lê-lo.
Quem não quiser comprar, é só pegar numa biblioteca, ou pegar emprestado com algum amigo. Espero que gostem das dicas de leitura que vou deixar por aqui. Deixem seus comentários. E também aceitarei sugestões de leitura, claro!
Afinal, adoro ler!!!